Descrição enviada pela equipe de projeto. A Zimbabwe German Society/Goethe Zentrum Harare (ZGS/GZH) desejava um novo espaço para eventos no jardim de seu centro de aprendizado do Zimbábue na capital Harare. O volume existente há muito tempo, que era o principal local usado para eventos e apresentações, teve de ser demolido em 2018, devido a defeitos estruturais. Tratava-se de uma estrutura com telhado tradicional da região, feito com madeira e palha.
Em 2019, a ZGS/GZH iniciou a jornada em direção a uma nova e aprimorada estrutura para o espaço de eventos. Essa jornada resultou na nossa nomeação como arquitetos para projetar e supervisionar a construção do local que passou a ser conhecida como "pavilhão".
O desenho do novo pavilhão é baseado em uma estrutura aberta feita de pilares em alvenaria que se retorcem em diferentes ângulos em direção ao espaço externo, de modo que a respectiva direção se abre para outra parte do jardim. Isso define a área de entrada, um pomar ou o jardim que pode fazer parte dos eventos. A profundidade dos pilares forma uma zona intermediária entre o interior e o exterior e serve de amortecedor para os elementos. Isso significa que não há necessidade de aberturas, como portas ou janelas. A estrutura do telhado consiste em treliças de madeira padronizadas no Zimbábue.
O detalhe especial do projeto são vigas individuais da estrutura do telhado que seguem os ângulos dos pilares de alvenaria e são espelhadas horizontalmente. O resultado é um interior cenográfico feito para shows e eventos usando métodos convencionais de construção. O telhado plano pode assim formar um terraço que abriga pequenos grupos de 50 pessoas ou menos, tornando o espaço multifuncional e único.